Sebrae

Indicações
Geográficas

O que faz do Brasil um país tão singular? Exemplos não faltam: é o único da América a ter o português como idioma oficial, faz fronteira com vários outros países da América do Sul, além de ser o mais extenso e populoso em comparação aos territórios vizinhos.

Uma nação, cinco regiões, diversas culturas e tradições que só existem aqui. Muitas delas não estão nos livros de história, mas nos sotaques, hábitos, temperos e na comida.

As Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinadas regiões brasileiras. Minas Gerais, por exemplo, tem o queijo canastra, o Rio Grande do Sul tem vinhos e espumantes, e a Bahia tem o cacau. Mais que alimentos, são traços que dão identidade ao nosso povo.

As IGs agregam valor aos produtos do território, estabelecem diferencial competitivo, organizam a cadeia de produção e ajudam a promover o turismo e a identidade das cidades envolvidas.
Projeto IDENTIDADE VISUAL
Projeto IDENTIDADE VISUAL
Projeto

O Sebrae, como maior apoiador dos microempreendedores e micro e pequenas empresas no Brasil, faz um um trabalho importante junto às Indicações Geográficas, catalogando potenciais regiões vinculadas a produtos específicos e de renome, orientando e apoiando negócios na estruturação e no fortalecimento dessas ferramentas.

Apesar de termos, atualmente, mais de 70 IGs registradas no país, o conceito de Identificação Geográfica não é difundido e conhecido pela população. Assim, o Sebrae nos convocou para um job com o intuito de valorizar esses traços de uma maneira amigável, atrativa e que promovesse o empreendedorismo.

A partir do briefing e insumos enviados pelo cliente — que contava com um livro com descrição e fotos de todas as IGs já registradas no Brasil até então —, foi iniciado um trabalho de planejamento e estratégia criativa, que culminou no conceito “Só tem no Brasil. Viva o original”.

 

 

Projeto Projeto

 

Em seguida, desenvolvemos um site, dentro do portal Sebrae, que apresenta todas as Indicações Geográficas como num álbum de figurinhas, convidando o usuário a colecionar cada figura, descobrir novas experiências e, assim, conhecer e valorizar os tesouros nacionais.

Até a entrega, o job passou pela criação de conceito, identidade visual, texto-manifesto e um conteúdo que aproximasse o público-alvo das IGs de maneira sensorial até chegar na concepção da arquitetura, layout e montagem do site, que contou com mais de 100 páginas.

O resultado foi tão positivo que a identidade visual e o conceito criados pela Moringa foram utilizados em campanhas de divulgação do Sebrae em rede nacional, aparecendo em merchans na televisão e em outras ações de comunicação.

O site continua no ar e segue com atualizações quando novas IGs são registradas

Projeto Projeto Projeto
Projeto