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Em 2008, o Sebrae Nacional lançou o Prêmio Sebrae de Jornalismo, com o objetivo de premiar as melhores matérias veiculadas na imprensa sobre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas — inserindo o tema nas pautas e nas redações de veículos Brasil afora. A sétima e última edição do evento havia acontecido em 2015, sendo retomado em 2021.

Quando recebemos o briefing, era evidente o desejo do Sebrae de valorizar o jornalismo de qualidade, com informações verificadas, conteúdos multimídia e uso de todos os recursos tecnológicos de que os profissionais dispõem

De 2015 para cá, o mundo inteiro mudou. Para esse novo momento, foi necessário fazer um estudo aprofundado da evolução do jornalismo. O pontapé inicial foi um benchmarking de diversas premiações, desde as que abordam o jornalismo até outras, de cinema, literatura e ciências, como o Nobel.

A partir dessa análise, foi possível entender formatos possíveis para a nova edição do prêmio. Junto com o cliente, definimos um planejamento estratégico do PSJ, com levantamento de escopo, categorias, regras e estrutura do site.

As categorias da oitava edição foram pensadas para contemplar a diversidade de linguagens e formatos dos conteúdos jornalísticos, com temas relacionados ao universo dos pequenos negócios e focados no enfrentamento da pandemia de covid-19, como:

empreendedorismo; produtividade e competitividade; inovação e startups; inclusão produtiva e sustentabilidade; transformação digital; políticas públicas e legislação; e acesso a crédito.

Uma nova edição pedia por uma atualização da identidade visual. O novo branding para o PSJ envolvia não só novos discursos, marca, diretrizes, key visual e troféus, mas um novo conceito:

“A força do jornalismo a favor da cultura empreendedora.

Tendo em vista que o Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma ação conjunta com unidades do Sebrae espalhadas pelos estados brasileiros, o passo seguinte foi fazer um planejamento completo de comunicação que abordasse todas as fases do prêmio e tivesse uma unidade não apenas visual, mas de orientação de tom de voz, objetivos, públicos e plano tático para todos os pontos de contato digitais — o que resultou na entrega de um grande manual de comunicação do prêmio.

O site da premiação precisava incluir informações sobre a nova edição e todo o sistema de inscrição. A demanda envolveu levantamento de escopo, definição de regras de negócio, arquitetura, interface e desenvolvimento.

Entregamos também os sistemas de avaliação dos trabalhos submetidos por parte dos jurados em quatro etapas: Triagem dos trabalhos, Estadual, Regional e Nacional.

Mesmo com um prazo menor de inscrição em comparação aos anos anteriores, a 8ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo superou todas as metas:

  • Trabalhos inscritos 1.143
  • Usuários em dois meses 40 mil
  • Visualização em dois meses 85 mil
  • Média de permanência no site 3 minutos

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