Rotulagem
Campanha Web-
2023
- UX/UI & Tecnologia
- Planejamento
- Criação
- Conteúdo
- Mídia


Problema
O principal obstáculo era abordar a implementação da nova rotulagem nas embalagens de alimentos ultraprocessados, encontrando equilíbrio entre não apresentar essa ação como algo positivo vindo da indústria e ressaltar e divulgar a conquista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em relação aos direitos dos consumidores.
Além de muito cuidado com a maneira de comunicar, foi preciso evitar despertar uma falsa impressão de que os produtos que não possuem o novo rótulo não são prejudiciais à saúde. Afinal, apesar do avanço na rotulagem, ainda há muito a ser feito.
Solução
1. Fomentar uma pressão orgânica sobre a indústria para acelerar o processo de aplicação da norma;
3. Conscientizar as pessoas sobre a importância de ler todas as informações do rótulo, reforçando a ideia de que a ausência da lupa não significa que um alimento é saudável.
A ideia
Para seguir o plano tático, adotamos uma abordagem divertida para divulgar a informação de uma maneira que gerasse interesse e engajamento. Construímos uma campanha popular e ao mesmo tempo bem-humorada.
Estabelecemos uma ligação entre o "Alto Em" presente na nova rotulagem e diversas situações do dia a dia vivenciadas pelo público. Criamos um elo sólido, resultando em uma avalanche de interações com os conteúdos e, é claro, sucesso na transmissão da mensagem que planejamos.


Os Resultados
Com uma comunicação alinhada, linguagem interativa e criativa, desenvolvida essencialmente para as mídias digitais, o resultado só poderia ser altamente positivo.
Alcançamos 56 milhões de impressões, com um total de 10 milhões de pessoas únicas e uma frequência de anúncio de 5,6. Obtivemos um total de 413 mil cliques nos anúncios, levando a população a acessar a página do Idec com mais informações sobre a nova rotulagem e pesquisas sobre o tema.
O objetivo principal foi alcançado: