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Rotulagem

Campanha Digital + Web
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    2023 - 2024
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Ícone de um mouse com setas animadas apontando para baixo

Em 2020, a Anvisa aprovou a nova rotulagem frontal, o selo “Alto Em”, apresentado no formato de lupa, em alimentos e bebidas com quantidades excessivas de açúcar adicionado, sódio e gorduras saturadas.

O principal obstáculo era abordar a implementação da nova rotulagem nas embalagens de alimentos ultraprocessados, a fim de encontrar o equilíbrio entre não apresentar essa ação como algo positivo vindo da indústria e ressaltar e divulgar a conquista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec em relação aos direitos dos consumidores.

Além de muito cuidado com a maneira de comunicar, foi preciso evitar a falsa impressão de que os produtos que não possuem o novo rótulo não são prejudiciais à saúde.

A conversa era longa e não cabia em um só capítulo. Por isso, a campanha foi faseada em três etapas.

Em todas elas, contamos com as expertises dos times de Projetos e Atendimento para ajustar a comunicação, bem como com os times de Criação e Conteúdo para conceituar a entrega em uma comunicação eficaz e assertiva.

Em paralelo, os nossos profissionais de UX/UI & Tecnologia não mediram esforços para dar corpo a um site fácil de navegar, proporcionando a melhor experiência para o usuário.

Na outra ponta, o time de Mídia assegurou que toda a verba para anúncios chegaria ao público certo, trazendo não só um saldo positivo, como um impacto para a sociedade.

É hora de ficar de olho na lupa!

Na primeira fase da Campanha, a solução para o público ficar atento à presença da lupa foi fomentar uma pressão orgânica sobre a indústria para acelerar o processo de aplicação da norma do selo “Alto Em”. Outro ponto foi a necessidade de construir a mensagem de que a lupa não é apenas uma informação neutra, mas, sim, um alerta!

Por fim, buscamos conscientizar as pessoas sobre a importância de ler todas as informações do rótulo, reforçando a ideia de que a ausência da lupa não significa que um alimento é saudável. Com a meta de gerar interesse e engajamento, construímos uma campanha popular e bem-humorada.

Com os resultados positivos, a Rotulagem evoluiu, gerando um movimento com mais duas fases!

Se a primeira fase deu reconhecimento à nova rotulagem e construiu a mensagem de que o selo “Alto Em” merece um alerta, havia chegado o momento de aprofundar a conversa.

Na segunda fase da Campanha de Rotulagem, foi necessário reiterar a mensagem para potencializar a sua relevância, criando uma conexão forte com mais brasileiros.

Para isso, aproveitamos as redes sociais para criar conteúdos humanizados, relacionando situações do dia a dia ao fornecimento de informações reais e úteis sobre a importância de conhecer os efeitos negativos associados ao consumo de produtos alimentícios ultraprocessados.

A terceira fase da Campanha de Rotulagem, lançada em 2024, veio com a necessidade de educar, alertar e conscientizar a população sobre o consumo de aditivos que fazem mal à saúde e que indicam se um produto é ou não um ultraprocessado, informação que não ganha muita visibilidade nas embalagens.

Na campanha “Se ligue nas letras miúdas”, incentivamos os consumidores a desenvolverem o hábito de ler as letras miúdas nos rótulos de alimentos, atentando à presença de corantes, edulcorantes e aromatizantes. Além de um site, a campanha tomou conta das redes sociais com vídeos bem humorados, seguindo trends e tendências digitais.

FASE 1
Os resultados? Ah, eles falam por si!

  • Impressões (sendo 10 milhões de pessoas únicas) 56 MILHÕES
  • Cliques em anúncios 413 MIL

FASE 2
Os resultados? Ah, eles falam por si!

  • Leads gerados + DE 9 MIL
  • Pessoas únicas alcançadas 26 MILHÕES
  • Visualizações em vídeos 5,6 milhões
  • Cliques nos links (CTR = 1,95%) 2,3 milhões

FASE 3
Os resultados? Ah, eles falam por si!

  • Prêmios Lusófonos da Criatividade OURO
  • Impressões + DE 82 MIL
  • Cliques 481.403
  • CTR 0,58%

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