Rotulagem
Campanha Digital + Web-
2023 - 2024
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- Conteúdo
- Mídia
Em 2020, a Anvisa aprovou a nova rotulagem frontal, o selo “Alto Em”, apresentado no formato de lupa, em alimentos e bebidas com quantidades excessivas de açúcar adicionado, sódio e gorduras saturadas.
Além de muito cuidado com a maneira de comunicar, foi preciso evitar a falsa impressão de que os produtos que não possuem o novo rótulo não são prejudiciais à saúde.
A conversa era longa e não cabia em um só capítulo. Por isso, a campanha foi faseada em três etapas.
Em todas elas, contamos com as expertises dos times de Projetos e Atendimento para ajustar a comunicação, bem como com os times de Criação e Conteúdo para conceituar a entrega em uma comunicação eficaz e assertiva.
Em paralelo, os nossos profissionais de UX/UI & Tecnologia não mediram esforços para dar corpo a um site fácil de navegar, proporcionando a melhor experiência para o usuário.
Na outra ponta, o time de Mídia assegurou que toda a verba para anúncios chegaria ao público certo, trazendo não só um saldo positivo, como um impacto para a sociedade.
É hora de ficar de olho na lupa!
Na primeira fase da Campanha, a solução para o público ficar atento à presença da lupa foi fomentar uma pressão orgânica sobre a indústria para acelerar o processo de aplicação da norma do selo “Alto Em”. Outro ponto foi a necessidade de construir a mensagem de que a lupa não é apenas uma informação neutra, mas, sim, um alerta!
Por fim, buscamos conscientizar as pessoas sobre a importância de ler todas as informações do rótulo, reforçando a ideia de que a ausência da lupa não significa que um alimento é saudável. Com a meta de gerar interesse e engajamento, construímos uma campanha popular e bem-humorada.
Com os resultados positivos, a Rotulagem evoluiu, gerando um movimento com mais duas fases!
Se a primeira fase deu reconhecimento à nova rotulagem e construiu a mensagem de que o selo “Alto Em” merece um alerta, havia chegado o momento de aprofundar a conversa.
Na segunda fase da Campanha de Rotulagem, foi necessário reiterar a mensagem para potencializar a sua relevância, criando uma conexão forte com mais brasileiros.
Para isso, aproveitamos as redes sociais para criar conteúdos humanizados, relacionando situações do dia a dia ao fornecimento de informações reais e úteis sobre a importância de conhecer os efeitos negativos associados ao consumo de produtos alimentícios ultraprocessados.
A terceira fase da Campanha de Rotulagem, lançada em 2024, veio com a necessidade de educar, alertar e conscientizar a população sobre o consumo de aditivos que fazem mal à saúde e que indicam se um produto é ou não um ultraprocessado, informação que não ganha muita visibilidade nas embalagens.
Na campanha “Se ligue nas letras miúdas”, incentivamos os consumidores a desenvolverem o hábito de ler as letras miúdas nos rótulos de alimentos, atentando à presença de corantes, edulcorantes e aromatizantes. Além de um site, a campanha tomou conta das redes sociais com vídeos bem humorados, seguindo trends e tendências digitais.
FASE 1
Os resultados? Ah, eles falam por si!
- Impressões (sendo 10 milhões de pessoas únicas) 56 MILHÕES
- Cliques em anúncios 413 MIL
FASE 2
Os resultados? Ah, eles falam por si!
- Leads gerados + DE 9 MIL
- Pessoas únicas alcançadas 26 MILHÕES
- Visualizações em vídeos 5,6 milhões
- Cliques nos links (CTR = 1,95%) 2,3 milhões
FASE 3
Os resultados? Ah, eles falam por si!
- Prêmios Lusófonos da Criatividade OURO
- Impressões + DE 82 MIL
- Cliques 481.403
- CTR 0,58%