Indicações Geográficas
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O que faz do Brasil um país tão singular? Exemplos não faltam: é o único da América a ter o português como idioma oficial, faz fronteira com vários outros países da América do Sul, além de ser o mais extenso e populoso em comparação aos territórios vizinhos.
Uma nação, cinco regiões, diversas culturas e tradições que só existem aqui. Muitas delas não estão nos livros de história, mas nos sotaques, hábitos, temperos e na comida.
As Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinadas regiões brasileiras. Minas Gerais, por exemplo, tem o queijo canastra, o Rio Grande do Sul tem vinhos e espumantes, e a Bahia tem o cacau. Mais que alimentos, são traços que dão identidade ao nosso povo.
IDENTIDADE VISUAL
O Sebrae, como maior apoiador dos microempreendedores e micro e pequenas empresas no Brasil, faz um um trabalho importante junto às Indicações Geográficas, catalogando potenciais regiões vinculadas a produtos específicos e de renome, orientando e apoiando negócios na estruturação e no fortalecimento dessas ferramentas.
A partir do briefing e insumos enviados pelo cliente — que contava com um livro com descrição e fotos de todas as IGs já registradas no Brasil até então —, foi iniciado um trabalho de planejamento e estratégia criativa, que culminou no conceito “Só tem no Brasil. Viva o original”.
Até a entrega, o job passou pela criação de conceito, identidade visual, texto-manifesto e um conteúdo que aproximasse o público-alvo das IGs de maneira sensorial até chegar na concepção da arquitetura, layout e montagem do site, que contou com mais de 100 páginas.
O resultado foi tão positivo que a identidade visual e o conceito criados pela Moringa foram utilizados em campanhas de divulgação do Sebrae em rede nacional, aparecendo em merchans na televisão e em outras ações de comunicação.
O site continua no ar e segue com atualizações quando novas IGs são registradas