Canal Empreender
Case-
2023
- UX/UI & Tecnologia
- Planejamento
- Criação
- Conteúdo
Problema
No Brasil, a cada dia cresce o número de empreendedores e empreendedoras que desejam realizar o sonho de ter sua própria empresa e autonomia profissional. Segundo a Pesquisa Global sobre Empreendedorismo (GEM), o número de negócios no país nos coloca em sétimo lugar no ranking mundial.
O Sebrae tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo no Brasil auxiliando as pequenas empresas e os microempreendedores na sua capacitação e profissionalização com um portal repleto de conteúdos, textos, podcasts, vídeos e palestras sobre o assunto.
No entanto, como poderíamos ampliar e oferecer conteúdos relevantes e fundamentais sobre empresas em um novo formato a todos que empreendem em segmentos variados?
Solução
Ainda não existia um canal televisivo que atendesse à demanda específica desse público grandioso e que movimenta a economia brasileira.A ideia, então, foi a criação de um canal de TV com 24 horas de programação e conteúdo 100% pensado, produzido e dirigido para o universo do empreendedorismo e dos pequenos negócios. Buscamos atingir os mais de 18 milhões de pequenos negócios e os 52 milhões de potenciais empreendedores do Brasil.A ideia
Para divulgar e promover o Canal Empreender, apresentamos uma comunicação forte, alegre e atual, com o conceito focado no objetivo principal: “Porque assistir já é um bom negócio”.
A campanha foi composta de diversas peças digitais nas redes sociais, como carrosséis, Reels e filmes de 60”, 30” e 15", explorando o mundo de quem empreende com conteúdos exclusivos, situações reais, dicas valiosas e uma programação diferenciada para os mais variados perfis empreendedores.
Os Resultados
Trabalhamos os quatro pilares desse canal — institucional, informativo, educacional e técnico — e reforçamos que o Sebrae é o principal player nacional e tem o propósito de estar a todo tempo presente no cotidiano de quem empreende.
Ao todo, a campanha orgânica do Canal Empreender gerou um total de 363 mil impressões, 236 mil em alcance, seguido por 48.697 visualizações de vídeo e 3,7 mil ações de engajamento dos usuários nas redes sociais.
Quanto à mídia foram entregues mais de 9,7 milhões de impressões e houve mais de 6 mil cliques nos anúncios.
Já mídia programática, foram entregues 11,2 milhões de impressões com uma taxa de clique de 0,67%, totalizando mais de 75 mil cliques nos anúncios. O vídeo da campanha obteve 749.081 plays, e quase 593 mil usuários chegaram a ver o vídeo até o final.